Perguntas frequentes: É muito tarde para passar para o método BLW?

Meu bebe tem oito meses e até agora eu só dei papinha. É muito tarde para passar para o método BLW?

Nunca é tarde demais para que o bebê comece a comer sozinho! Mesmo que o bebê esteja acostumado à colher, é muito provável que ele adore explorar a comida se tiver a possibilidade. Irá se beneficiar igualmente, ainda que seja possível que responda de um modo diferente dos bebês que começam a comer sozinhos desde o princípio.

Quando começam a comer sozinhos aos seis meses, os bebês podem experimentar com a comida, desenvolvendo as habilidades necessárias enquanto sua alimentação depende basicamente do leite materno ou preparado. Isso significa que esses bebês podem praticar muito antes de quando precisam comer de verdade. No entanto, se começam com papinhas e logo passam a comer sozinhos, o processo pode ser um pouco mais complexo, já que perderam a primeira janela de oportunidade.

Assim, quando se oferece comida pela primeira vez, é possível que ele primeiramente se mostre irritado, ao ver que não consegue comer com a rapidez que desejaria. Os bebês que foram acostumados com a colher podem ingerir mais comida de uma só vez quando tem fome, porque não precisam mastigar a papinha.

Caso seja dada ao bebê a oportunidade de comer sozinho quando não está com fome, será mais fácil evitar esse problema, porque então ele poderá concentrar-se em quão divertida pode ser a comida, sem que haja a necessidade de ter que encher o estômago. Ao princípio, ofereça-lhe comida que possa pegar com as mãos e continue oferecendo as papinhas e, à medida que o bebê vai aprendendo a comer sozinho, você verá que cada vez menos ele demonstrará interesse pela papinha, até o ponto em que serão desnecessárias.

Alguns pais se dão conta que os bebês já acostumados com a colher, geralmente tentam meter comida demais de uma só vez dentro da boca. Talvez seja porque não tenham se acostumado a mastigar antes de engolir, ou porque ainda não tiveram a oportunidade de aprender (com o reflexo de gag) a não encher a boca em excesso. Uma boa maneira que evitar que isso aconteça é oferecer comida quando ele não tem fome.

Independente da idade do bebê quando comece a comer sozinho, tente aproveitar todas as oportunidades para que ele coma junto do restante da família. Assim, ele poderá imitá-los e descobrirá a faceta social das horas da refeição. Se ele tem mais de um ano, pode tentar dar seus próprios talheres, para que possa imitar os adultos. Caso seja necessário, continue dando as papinhas de vez em quando, até que sua habilidade para comer sozinho se equipare ao seu apetite.

Fonte:

Tradução de trecho do livro “Baby-led weaning: Helping your Baby to love good food”

2 comentários sobre “Perguntas frequentes: É muito tarde para passar para o método BLW?

  1. Ola minha bb tem 8 meses e meio e ate entao tenho tentado fazer os dois metodos o blw e a papinha, maasss nao tenho tido bons resultados a papinha sao umas 3 ou 4 colherinhas beeemm poquinho e o blw ela come cenoura e adoora tomate ( fico super feliz quando ela come o tomate). Mas não estou feliz pq ela nao come quase nada, e ja esta grandinha para nao comer nada, frutinhas ela não come…. Encontrei seu IG no instagran ontem e decidi que vou oferecer so o metodo blw (mesmo o marido não aceitando bem), bom eis que vem as duvidas. AS verduras eu tenho cozinhado no vapor, mas nunca acerto na consistecia sempre fica muito mole, nao sei se tem que ser mais mole ou mais duro. E outra depois de cozida as verduras eu tempero? pq muitos dizem que o bb nao pode comer sal, dai fico imaginando que ela nao esta comendo pq deve ta muito ruim. Outra coisa, qual o melhor hoarrio de oferecer a comida? Pq o pediatra da Isabella falou para deixa-la com fome assim ela comeria, que a fome é o tempero, mas nao gosto desse pensamento. Desculpa o texto enorme e o tanto de pergunta mais quando vi seu ig e o seu blog foi a luz do fim do tunel =)

    Curtir

    • Oi Ligia, tudo bem! Fico contente que tenha se decidido por um método, acredito que vá fazer mais sentido pra sua bebê também! Antes de tudo, mesmo que sua bebê tenha 8 meses, controle suas expectativas. AS perguntas que você deve se fazer são: ela está em desenvolvimento normal? Ganhando peso e altura? Brincando ativamente? Recebendo alimentação láctea adequadamente (leite materno ou formula)? Se todas as respostas forem sim, fique tranquila. Pode ser realmente que você não consiga quantificar o quanto ela está comendo e você precisa simplesmente relaxar quanto à isso. Confie na sua bebe e logo ela vai começar a engolir os pedacinhos, que vc vai até notar no cocô. Faça as refeições para vcs duas juntas. Comam juntas a mesma comida. Se esforce pra nao tentar colocar na boca dela, va vc comendo, conversando com ela e esperando que ela tome a iniciativa de pegar por si só. Vc pode temperar com sal marinho ou sal rosa (bem poquinho) e um fio de azeite (depois de pronto). Ao inves de fazer no vapor, faz grelhado na frigideira, com oleo de coco fica uma delicia (vende em casa de produtos naturais, custa uns 25 reais mas vc usa muito pouco por vez). Entendo o pediatra querer que ela esteja com fome na hora da comida, mas no blw isso funciona ao contrario. Isso porque, o que vai fazer ela se interessar pelo alimento vai ser a curiosidade e nao a fome. Se ela estiver com fome, vai ficar irritada e nao vai querer pegar nada, vai chorar. O ideal é um meio termo, então de ao menos um intervalo de 20-25 minutos da ultima mamada. E considere todo o texto acima, falando sobre os bebes que iniciam mais tarde… Aos poucos vcs vao se ajustando e podem ficar 100% no BLW! As pessoas tem apetites diferentes mesmo e com os bbs é a mesma coisa! E quando vc se perguntar se ela esta comendo o suficiente, lembra que com a papinha ela ttb comia bem pouquinho, mas nao se divertia tanto quanto! 🙂 Aperta o botao de seguir o blog que vc vai ser notificada toda vez que tiver uma postagem nova! 🙂 Vamos nos falando, quero saber como vcs estão indo! Um beijao

      Curtir

Os comentários estão desativados.