Baby-led weaning: apresentação dos primeiros alimentos

Os princípios básicos de uma boa nutrição para crianças se aplicam igualmente para bebês que estão no BLW. Melhor ainda se vocês contarem com a ajuda de uma nutricionista. Mas, de uma forma geral, uma vez que o bebê é candidato ao BLW, não há necessidade de restringir os alimentos que podem ser oferecidos ao bebê (a menos que exista histórico familiar de alergias ou suspeita de alterações no sistema digestivo).

Idealmente, ofereça frutas e legumes levemente cozidos para que fiquem macios o suficiente para serem mastigados com a gengiva e duros o suficiente para que não sejam amassados com facilidade e dissolvidos durante a preensão palmar. Inicialmente, é melhor oferecer as carnes em pedaços grandes, para serem apenas explorados e sugados. Cortar as tiras de carnes no sentido transversal das fibras irá ajudar os bebês a retirar fiapos de carne com a força da mordida – ainda que não tenham dentes.

Um bom guia para o tamanho e forma necessária é o tamanho do punho do bebê, com um importante fator para se ter em mente: bebês pequenos não conseguem abrir o punho intencionalmente. Assim, eles não conseguem pegar um alimento e soltá-lo dentro da boca, ou seja, irão morder apenas o que sai pra fora do punho fechado. Isso significa que eles tem melhor desempenho com o que tem forma de batata-frita ou tem uma “alça” (como o cabo do brócolis, por exemplo). Eles então podem mastigar o pedaço que está saindo para fora do punho fechado e soltar o restante depois – geralmente enquanto eles estão tentando pegar o próximo pedaço que parece mais interessante. Frutas e legumes escorregadios podem ser deixados com a casca, para facilitar a preensão. Conforme suas habilidades são adquiridas, menos comida será desperdiçada.

A seguir, alguns exemplos de alimentos e formatos que podem ser oferecidos desde o início do BLW. No instagram, vcs podem procurar pela tag #blw6meses, vão ter diversos exemplos por lá! 🙂

Mais alguém preparando o almoço por aí? 🙋 #blwdodia #blwbrasil #blw7meses

A post shared by Por Aline Padovani (@tanahoradopapa) on

Boa sorte e bom BLW pra vcs!

beijocas

Aline

Fonte:

Rapley, G. Guia para implementação de uma abordagem de introdução de alimentos sólidos guiada pelo bebê. 2008. Disponível em: www.rapleyweaning.com. Último acesso: 31/08/2014.