Perguntas frequentes: Meu bebê rejeita tudo, é normal?

Perguntas frequentes

Independente do método escolhido para a introdução alimentar, é normal sim o bebê não se interessar pela comida nas primeiras semanas de IA. Além disso, o bebê tem um reflexo inato que faz com que a língua empurre para fora da boca tudo o que for de consistência diferente da do leite materno. Esse reflexo é chamado de “reflexo de protrusão da língua” e tende a desaparecer muito próximo aos seis meses do bebê. Assim como o reflexo de gag, o reflexo de protrusão da língua é um reflexo de proteção, diretamente ligado à capacidade fisiológica do bebê de se proteger contra engasgos.

Vale a pena também lembrar que 6 meses é uma data aproximada na qual os bebês estariam prontos/precisariam receber outros alimentos para complementar o aleitamento (materno/fórmula/misto). Assim, é possível que alguns bebês só se interessem pela comida em alguns meses, alguns até após 1 ano. Não se desesperem, o leite ainda é o principal alimento do bebê durante o primeiro ano de idade (e isso também é uma estimativa).

Prefira qualidade à quantidade, SEMPRE. Lembre-se, é melhor que o bebê se habitue à alimentação complementar aceitando duas colheres de legumes, carne e verduras do que engula um prato inteiro de mingau de cereais industrializados açucarados. Crie o hábito, deixe que o próprio bebê se interesse pela comida e pelo ato de alimentar-se em si.

Continue oferecendo alimentos saudáveis em diversas apresentações, formatos e texturas. Pode-se levar até em média 10 tentativas até que um bebê coma com vontade determinado alimento. Faça suas refeições com seu bebê no colo. Deixe alguns alimentos “dando sopa” no seu prato, de preferência com fácil acesso às mãozinhas do pequeno. Assim, ele pode, a qualquer momento, se interessar e levar à boca. Tente comer com o bebê no seu colo, dividir uma fruta ou um copo d’água com ele. Sente no chão, deixe a comida fazer parte da brincadeira, não tenha medo da sujeira, principalmente no começo.

Se a introdução ao maravilhoso mundo dos alimentos for feita de forma natural e sem pressão, é muito possível que em poucos meses você esteja colhendo os frutos e vendo-o comer com vontade e nos horários determinados. No começo, TUDO é exploração e aprendizado. Um bebê não aprende a andar sem levar antes alguns tombos, não é mesmo?

Devagar e sempre ❤

Social Media1